December 21, 2020

SINEWAVE ESSENTIALS – The Best of 2020 (2020)

SINEWAVE ESSENTIALS

The Best of 2020
Tags: Post-rock, post-metal, math-rock, experimental, noise-rock, electronic
sw0247 – 2020 – Sinewave

BANDCAMP

PLAYLIST NO SPOTIFY

RELEASE

2020 foi o ano mais bizarro da nossa geração. Nem precisa explicar muito.

O sentimento geral de vazio e inquietude que se instalou pelo mundo se refletiu diretamente na produção musical durante o ano. Sinewave Essentials 2020, nossa tradicional coletânea de final de ano, mostra um pouco disso. Boa parte dos trabalhos falam do vazio, do estranhamento, da ansiedade, de finitude. Mas principalmente, o que o covid mais mexeu foi na própria produção – das 18 músicas aqui presentes, apenas 4 foram lançadas em álbuns propriamente ditos (3 do Kovtun e 1 do Umbilichaos), sendo as 14 restantes lançadas em singles e EPs, proporção inédita até então. E outro fato curioso foi o lançamento de três projetos solos de artistas de outras bandas da Sinewave – Vinicius Castro, guitarrista da Huey, lançou seu projeto solo throe; André Ramiro, guitarrista do ruído/mm e do Morning Scales The Mountain, lançou seu projeto solo Ramiro Matéria; e o Sacha Ferreira, guitarrista da Herod, lançou seu projeto solo Romance Noire. Nada é coincidência.

Mas se o covid criou um sentimento de angústia, nada melhor que expressá-lo pela música. E nessa coletânea temos 18 delas – o post-rock do Céu de Vênus e do Polvö, o noise-rock do Câimbra, o stoner do Cosmo Grão, o post-metal do Umbilichaos, o experimentalismo do Kovtun e do Verjault, as ambiências do throe, Hari Maia & Projeto Ciberpajé, Ramiro Matéria e Romance Noire, e muito mais.

2020 se encerra aqui. Que venha 2021!

Sinewave
dez/2020


SINEWAVE ESSENTIALS – THE BEST OF 2020

01. CÉU DE VÊNUS – O Acaso Não Existe

Single
“O Acaso Não Existe” é o novo single dos curitibanos do Céu de Vênus. A faixa faz parte da coletânea Fuzz Tracks, produzida pelo estúdio Fuzz Studio de Curitiba, contando com nove bandas convidadas apresentando material inédito.

02. CÂIMBRA – Tudo Igual

A MEMÓRIA É AGORA
Câimbra é uma banda de sludge/metal formada em São Paulo em 2009. Como parte integrante do Tsunami Coletivo ao lado de bandas como Emicaeli, Sheila Cretina e Badtrip Surfdeath, a banda lança A MEMÓRIA É AGORA, seu terceiro trabalho. O EP, gravado por Bernardo Pacheco no estúdio Fábrica de Sonhos, traz cinco faixas misturando o peso do sludge metal com os ritmos quebrados do post-hardcore.

03. COSMO GRÃO – Ignosis

Single
“Ignosis” é o novo single dos pernambucanos do Cosmo grão. A faixa faz parte do segundo álbum da banda, Cosmo Grão e o Reflexo Do Que Não Se Vê, previsto para início de 2021.

04. UMBILICHAOS + MIKE RADICE – Vast Horizon, Narrow Paths Pt. 01

Vast Horizon, Narrow Paths Pt. 01
Última parte da colaboração iniciada no disco Deserts of the Soul (2019), as duas faixas deste single foram deixadas de fora para que a jornada não se tornasse por demais extensa. Nesse meio tempo, novos equipamentos adquiridos durante a turnê europeia da Umbilichaos em 2019 culminaram em uma nova gravação e mix pelos artistas, ainda mais intensa que a original.

05. POLVÖ – Estocolmo

Single
Polvö é um projeto de gravações e shows esparsos de instrumentistas das regiões de Porto Alegre e Salvador. Em termos de composição, a ideia é experimentar com diferentes texturas e atmosferas, misturando elementos mais tradicionais do post-rock com colagens sonoras, passagens inspiradas em trilhas sonoras com manipulações e recortes de sons urbanos e de trechos audiovisuais. “Estocolmo” é seu segundo single, estreando a nova formação como trio.

06. KOVTUN – Sisyphus

LIFE
LIFE posiciona o Kovtun como um dos projetos mais caóticos da cena underground nacional. Raphael Mandra não apenas une as violentas guitarras de metal e um piano sombrio, mas sons cheios de brutalidade e outras camadas sônicas não identificadas.

07. CÉU DE VÊNUS – Setedoum (ao vivo)

Single
“Setedoum” é uma faixa do álbum de estreia da Céu de Vênus, Por Todo o Inverno e a Primavera, lançado em 2019. Essa versão ao vivo foi gravada em uma live durante a quarentena em 2020.

08. THROE – death feels like an embrace that’s not allowed

Single
“death feels like an embrace that’s not allowed”, primeiro single do throe, projeto solo do Vinícius Castro (Huey), é sobre o espaço entre o abraço possível e o impedimento do mesmo. Uma dor sem voz ou solução que ressoa aqui em repetições incômodas, ressonâncias, ruídos e um arrastar de tempo e espaço.

09. KOVTUN – The Emptiest of Feelings

Toxic Cloud
Toxic Cloud é o novo álbum do Kovtun, projeto de dark ambient, noise e experimentalismo do músico Raphael Mandra, de Ribeirão Preto, SP. O álbum é o segundo trabalho do Kovtun lançado em 2020, após o também recém-lançado LIFE.

10. VERJAULT – Rotura-Limiar (Death Never Became You)

Excited Delirium
Excited Delirium, 28º lançamento de Verjault, revisita a sonoridade doom-gaze de seu álbum Violet (2017), transitando entre as linguagens do pós-punk e industrial. O título é uma expressão que se refere à condição psicomotora de agitação extrema e violenta, e alucinações geralmente seguidas de morte.

11. THROE – praise/breathe

Single
“praise/breathe”, novo single do throe celebra a fina linha do respirar/expirar. Traz o encontro/ruptura, a indefinição/certeza, a desesperança/crença, a dor/alento e a subjetividade trilhada pelo limite/fusão. Uma composição costurada por loop de riffs primordiais, beats e camadas lineares divididas/conectadas. O registro em foto também fala sobre essa linha, onde céu e mar dividem/juntam o que nosso olhar alcança.

12. HARI MAIA & PROJETO CIBERPAJÉ – Aforismo 3: A Lua Esplendorosa

Máquina Hiper-Real
Máquina Hiper-Real traz cinco aforismos musicados por Hari Maia, musicista do Rio de Janeiro que produz sonoridades atmosféricas baseadas em sintetizadores com influências que vão da música eletrônica oitentista, passando pelo post-rock e chegando às trilhas sonoras de filmes de ficção científica e horror. Para a parceria o artista Projeto Ciberpajé (Edgar Franco) escolheu cinco de seus aforismos que tratam desde tensões de nosso caos contemporâneo hiper-real a temas ligados à magia, transcendência e processos criativos artísticos.

13. UMBILICHAOS – Filled by Empty Spaces Pt. 01

Filled by Empty Spaces
Filled by Empty Spaces é o 11º trabalho do projeto-de-uma-mulher-só Umbilichaos. Escrito em 2014 em um período de mudanças internas, separações, depressão, Jung e Joseph Campbell, o álbum é a manifestação psicodélica, cibernética, lenta e esmagadora que Anna C. Chaos vem entregando emocionalmente e precisamente nos últimos 13 anos, mas sempre com algo novo e insidioso surgindo a cada trabalho.

14. COSMO GRÃO – Correndo Contra o Caos

Single
“Correndo Contra o Caos” é o novo single dos pernambucanos do Cosmo grão. A faixa faz parte do segundo álbum da banda, Cosmo grão e o reflexo do que não se vê, previsto para início de 2021.

15. RAMIRO MATÉRIA – K-T Boundary

mais um morto desconhecido
mais um morto desconhecido é o primeiro disco solo do músico André Ramiro (ruído/mm, Morning Scales the Mountain) sob o codinome de Ramiro Matéria. Trata-se do resultado de um momento singular registrado em 2016 em Houston-Texas, basicamente uma sessão ao vivo com 4 amplificadores, pedais e guitarra que se tornaram em trilhas sonoras sujas, perfeitas para trilhas de filmes C e D.

16. ROMANCE NOIRE – Cyberpunk Will Be Dead by 2076

A Sweet Journey Into Oblivion
Romance Noire é o projeto solo do Sacha Ferreira, guitarrista da Herod. A Sweet Journey Into Oblivion é seu segundo EP lançado em 2020, após a estreia When Is Tomorrow?, lançado em maio.

17. KOVTUN – Intense Rawness – Madness (São Paulo)

The Posthumous Memoirs of RM
The Posthumous Memoirs of RM, décimo-quinto trabalho do Kovtun, é seu álbum mais “Throbbing Gristle-wannabe”. O título é inspirado no clássico Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, e os títulos das músicas são inspiradas pelas emoções vividas em cada cidade citada.

18. POLVÖ – Resina

Resina/Benzina
Após três lançamentos single, a Polvö lança seu primeiro EP, Resina/Benzina. A sonoridade pós-rock habitual do grupo dá lugar a composições que misturam experimentalmente elementos de música eletroacústica, noise e stoner. O EP é um trabalho audiovisual que busca apontar para a dimensão trágica do momento presente e a contradição na tentativa de reconciliação com a vida pregressa.