KOVTUN – LIFE (2020)
May 8, 2020

KOVTUN – LIFE (2020)

KOVTUN

LIFE
Tags: Death industrial, dark ambient, experimental
sw0236 – 2020 – Sinewave

FAIXAS

01. Dust
02. Perpetuum Old Men’s Eyes
03. Black (Elephant)
04. Sisyphus (download)
05. The Sleep ov Reason
06. Six Stripes (666)
07. Somewhere
08. Don’t Try (Ordinary People)
09. You Can’t Look Inside My Blind Eyes Anymore
10. Full of Darkness
11. Monkey in a Cage
12. Ghosting
13. Money, Sex and Power
14. Nowhere
15. LIFE
16. Man That You Fear (Bonus Track)

OUÇA NO SPOTIFY

OUÇA NO DEEZER

OUÇA NO BANDCAMP

RELEASE

LIFE posiciona o Kovtun como um dos projetos mais caóticos da cena underground nacional, me perdoem o pouco conhecimento do segmento, mas não lembro de ter ouvido algo tão impactante em terras nacionais em muito tempo. Pintando paisagens sonoras detalhadas e em camadas de uma ampla paleta de tons, Raphael Mandra (o cara por trás do Kovtun) não apenas une as violentas guitarras de metal e um piano sombrio de Ab Marduk, seu fiel colaborador, mas sons cheios de brutalidade como a bateria insana de Lucas Santos e outras camadas sônicas não identificadas.

LIFE está cheio de impressionantes justaposições sonoras, em dado momento um ukelele e sons bizarros de alguém tentando respirar por Nilo VZ, um homem espancando algo ou sendo espancados, vidros sendo quebrados, gritos, berros, choros e distorções.

Mandra é obcecado em expor o lado sombrio da vida, mas com o fim caótico de seu longo relacionamento, a vida pareceu mais sem sentido e isso reflete em LIFE. De fato, DEATH, seu álbum anterior (no meio, entres eles teve o elogiado URUCUM, álbum com várias parcerias inusitadas, também de 2019) tinha uma áurea mais calma, melancólica e sóbria. No entanto com LIFE, deparamos com o niilismo puro, cru, acachapante, me parece uma reação contra alguma injustiça extrema (confirmado pelo autor) de modo que a autodestruição em que ele se metia não parecia necessariamente autodestruição. Isso é parte da razão pela qual, apesar de suas muitas virtudes, LIFE fica aquém de ser a obra-prima que ele poderia ser. O fascínio pela textura ocasionalmente dissolve as composições excêntricas que alimentavam o anterior DEATH. Mais do que isso, a desolação inabalável de Mandra estava começando a parecer uma postura muito perigosa; sua crescente decepção com o ser humano mexia com seu lado musical apontando para um padrão de exploração lírica por vezes absurda.

Dito isto, o álbum termina em um pico emocionalmente dilacerante – a faixa título “LIFE” mistura drama e introspecção de uma maneira que o Kovtun nunca havia conseguido antes. “Do you really think that life giving bliss?” pergunta o apático Kovtun persona, ainda tem o cover do shock rocker norte americano Marilyn Manson “Man That You Fear” como bônus track, uma alusão de como a perspectiva de um relacionamento muda com seu fim “The boy that you loved is the man that you fear”.

Em DEATH tínhamos um álbum calmo, reflexivo, sóbrio e tentando desmistificar a morte, em LIFE temos um álbum agressivo, quase irracional, de pura emoção, sombrio e cortante, fruto da maior decepção de um ser humano, humano, demasiado humano como eu e você.

Por Felício Júnior
Portal Popeek

KOVTUN


sinewave.com.br/artistas/kovtun/