POLVÖ – Resina/Benzina (2020)
December 20, 2020

POLVÖ – Resina/Benzina (2020)

POLVÖ

Resina / Benzina
Tags: Experimental, noise
sw0246 – 2020 – Sinewave

FAIXAS

01. Resina
02. Benzina

OUÇA NO SPOTIFY

OUÇA NO BANDCAMP

RELEASE

Após três lançamentos single, a Polvö lança seu primeiro EP, Resina/Benzina. A sonoridade pós-rock habitual do grupo dá lugar a composições que misturam experimentalmente elementos de música eletroacústica, noise e stoner.

O EP é também o primeiro trabalho conceitual da Polvö, coletivo que retomou suas atividades remotamente durante a pandemia. Resina/Benzina é um trabalho audiovisual que busca apontar para a dimensão trágica do momento presente e a contradição na tentativa de reconciliação com a vida pregressa, por tudo aquilo que deixamos pelo caminho, como indivíduos e comunidade. Navegando em seu tempo, a obra explora duas faces da questão da vida cotidiana atravessada por um novo metabolismo planetário acidental.

“Resina” descreve um regime solar, em que a experiência diária é perpassada e depende, ainda mais do que anteriormente, da infraestrutura das telecomunicações, pelas quais são experimentados modos distintos, mas convergentes, de externalidade. Com todos os ruídos que lhe são endêmicos, esta forma provisória de vida compreende uma viagem mental precária, mas possível, a outros planetas – sem sair do plano da experiência prosaica em torno do sol.

Em seguida, “Benzina” explora um regime lunar intrusivo, em que o novo metabolismo passa a absorver e excretar formas bióticas de intoxicação individual e coletiva. Neste plano, sonhos e pesadelos descrevem a jornada da negação ao escapismo como uma tentativa de resistir a mudanças inevitáveis. Aqui, o transe temporário se converte em um percurso gradual de saturação física e psíquica, o consolo vicário do viajante lunar até a chegada do dia seguinte.

Bya – Bateria
Lauro – Baixo e samples
Eduardo – Samples e design de som