SINEWAVE ESSENTIALS – The Best of 2019 (2019)
December 16, 2019

SINEWAVE ESSENTIALS – The Best of 2019 (2019)

SINEWAVE ESSENTIALS

The Best of 2019
Tags: Post-rock, post-metal, math-rock, experimental, indie rock, noise-rock, electronic
sw0232 – 2019 – Sinewave

BANDCAMP

PLAYLIST NO SPOTIFY

PLAYLIST NO DEEZER

RELEASE

Duzentos e trinta e dois lançamentos desde 2008 – e contando!

Chegamos ao final de mais um ano da Sinewave, nosso décimo-primeiro de carreira. E como todos os dez anos anteriores, descobrimos e destacamos alguns dos melhores e mais barulhentos artistas que habitam os subterrâneos do independente brasileiro.

Sinewave Essentials – The Best of 2019, nossa tradicional coletânea de final de ano, traz uma faixa de cada trabalho lançado pela Sinewave em 2019 – o eletrônico do Kovtun, dramón, Cadu Tenório e Gustavo Jobim, o post-metal do Umbilichaos e Underhand, o fusion-space-rock instrumental do LILT, a no-wave do Rádio Morto e da Gre, o post-rock do Céu de Vênus e Dresden, o noise do Verjault, o experimentalismo do MARV, o indie rock do A Sea of Leaves e Duelectrum, além de uma faixa-bônus da Herod desconstruindo uma faixa do Biquini Cavadão (!) para a coletânea Sem Palavras II, lançada pelo site Scream & Yell.

São vinte faixas feitas exclusivamente para o anti-mercado, nosso habitat natural, para serem ouvidas, como sempre, no volume alto.

E também, como sempre, queremos mais. Até 2020!

Sinewave
dez/2019


SINEWAVE ESSENTIALS – THE BEST OF 2019

01. KOVTUN – The Swarm

DEATH
No oitavo álbum completo do Kovtun, DEATH, Raphael Mandra continua o refinamento do ruído bruto e arranjos assustadoramente serenos em uma psicodelia verdadeiramente moderna, desde guitarras tribais de percussão e marcha da morte até amostras perturbadoras.

02. UMBILICHAOS – Vast Horizon, Narrow Paths Pt 02

Vast Horizon, Narrow Paths Pt 02 (single)
Umbilichaos é um projeto solo de São Paulo-Brasil, surgido em 2007. Propondo a mistura de influências díspares no rock/heavy metal, além de outros não ligados a estes, Umbilichaos cria uma experiência sonora que abole estruturas convencionais em favor de um enquadro cinemático, evocando os mais diversos pensamentos e emoções.

03. LILT – Borealis

Solis
A banda cearense LILT lança o primeiro álbum, Solis. Assim como o rock, as dez faixas de Solis transmitem energia, calor e vibração cósmica. Com a ausência de letras, LILT explora os elementos do universo através do fusion rock instrumental. Os músicos contaram com a parceria de Billy Graziadei (Biohazard), dono do Firewater Studios, em Los Angeles (EUA), onde co-produziu e mixou o disco.

04. DRAMÓN – Raumadá

Equilíbrio Utopia
Equilíbrio Utopia é o segundo EP do dramón, projeto de eletrônico experimental do Renan Vasconcelos, guitarrista do Avec Silenzi. O novo EP é sucessor do Ansiedade Morte, seu primeiro EP, lançado em 2018.

05. CADU TENÓRIO – Even if we were to become separated let’s both think of each other

Corrupted Data孤独死
Novo álbum do artista carioca Cadu Tenório, Corrupted Data孤独死 é uma continuação do seu trabalho anterior, o quase homônimo Corrupted Data蝶とクジラ (2018), apresentando dezoito faixas inéditas de eletrônico experimental, drones e noise.

06. RÁDIO MORTO – Tempestade

Metafísica e os Paraísos Artificiais
Rádio Morto é um projeto idealizado por Raphael Mandra (Kovtun), misturando gêneros que vão do folk, drone, rock experimental e dark ambient, com influências diversas como Einstürzende Neubauten, Swans, Throbbing Gristle, Sonic Youth, Burzum, entre outros.

07. CÉU DE VÊNUS – Memes

Por Todo o Inverno e a Primavera
Céu de Vênus é uma banda de post-rock instrumental de Curitiba (PR). Além das raízes estéticas no post-rock, no novo álbum Por Todo o Inverno e a Primavera a banda também abre um espaço maior para a variedade rítmica do math rock e os experimentalismos do rock progressivo.

08. VERJAULT – a: 0250

Sandosa Garden
Sandosa Garden é o 25° álbum de Verjault. Gravado em agosto de 2016, o álbum díptico contém no primeiro lado, “5 texturas” de recortes digitais e analógicos, nomeadas com símbolos fonéticos em unicode. O segundo, “A morte do homem-morte”, uma afirmativa contra a opressão, conta com 4 partes, sendo duas delas versões de faixas do Throbbing Gristle.

09. UMBILICHAOS + MIKE RADICE – Isolation

Deserts of the Soul
Deserts of the Soul é o resultado de alguns anos de trabalho entre Umbilichaos – projeto de sludge metal da guitarrista e vocalista Anna Claudia Cunha – e Mike Radice, multi-instrumentista e compositor estudunidense, que utiliza uma variedade de instrumentos para fundir estilos como ambient, dark ambient, world music, industrial, electronic e tribal.

10. MARV – Feira / Dragão Chinês

MARV
MARV é um grupo que reúne os músicos Miguel Barella, Alex Antunes, Rodrigo Gobbet e Vitor da Trindade, de diferentes backgrounds, numa experiência de livre improviso. Usam suas referências de música afrobrasileira, eletrônica, jazz e rock numa recombinação que pretende evitar os respectivos clichês.

11. DRESDEN – L’appel du Vide (Chamado do Vazio)

Azul
Dresden é uma banda de rock instrumental com influência de post-rock, música progressiva e psicodélica, fundada em 2013 em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A ideia desde o começo foi fazer trilha sonora, instigando o imaginário e a sinestesia por meio de frases sem palavras.

12. A SEA OF LEAVES – Fireflies

The Torments of the Broken Heart
The Torments of the Broken Heart é o novo e derradeiro EP dos santistas do A Sea of Leaves. Lançado dez anos após seu último trabalho de inéditas, o auto-intitulado A Sea of Leaves (2009), The Torments… traz cinco faixas com influências que vão do indie rock e shoegaze a alguns elementos de post-punk.

13. GUSTAVO JOBIM – Letter From The Bunker

Inverno 2
Gustavo Jobim mora no Rio de Janeiro, mas seu universo é na Alemanha dos anos 70. Com o uso de sintetizadores analógicos e digitais e pedais de reverb e delay, Gustavo faz uma obra densa, climática e abstrata, com timbres que nos remetem diretamente a trilhas sonoras de documentários de ficção científica dos anos 70.

14. GRE – SEDE

ABSTRAÇÃO
Gre faz arte com uma abordagem conceitual. Apoiada por Raphael Mandra (KovtunRádio Morto) dentre outros músicos, Gre lança seu primeiro álbum com influências de Throbbing Gristle, Laurie Anderson, Coil, Tarkovsky, Bergman, Lynch, Clarice Lispector e Hilda Hilst.

15. UNDERHAND – Nothing Part III

The Secret History of Nothing
Underhand é a nova banda do Rod Hentringer, ex-baixista da Hoping To Collide With, banda de post-rock da capital paulista. Radicado em Chicago (EUA), Rod lança The Secret History of Nothing, segundo trabalho do seu novo trio de post-rock/post-metal instrumental, formado por ele e mais dois músicos norte-americanos.

16. UMBILICHAOS – Suspended In Departures

Suspended In Departures (single)
“Suspended in Departures” é a canção presente no disco lançado durante a turnê europeia da Umbilichaos, entre agosto-setembro de 2019. O single conta com a faixa original com participação de Jow FX, da banda Narcose, e uma versão alternativa da faixa.

17. DUELECTRUM – Precious Lord

ELECTROLÂNIDIA DELUXE//REMASTERED
ELECTROLÂNDIA DELUXE//REMASTERED é a versão remasterizada dos EPs Electrolândia (2008) e Tempestadestelar (2009) da forma como a Duelectrum planejou inicialmente: como um único álbum, não separado em dois EPs. Esse relançamento em comemoração aos 20 anos da banda vem acrescido de sobras de estúdio inéditas e covers de Elvis Presley, The Ronettes e Boo Radleys.

18. KOVTUN + PMNT – Tukano

Urucum
Um álbum tão caótico e ao mesmo tempo meticulosamente esculpido, Urucum, novo álbum do Kovtun, é um conjunto de músicas de 103 minutos extraordinariamente complexo, envolvendo a participação de diversos convidados como dramónThis Lonely CrowdGustavo Jobim e diversos outros. Tons barulhentos, crus e sintéticos são adornados com percussão, guturais, guitarradas distorcidas e atmosfera ocultista característica dos álbuns do Kovtun.

19. CADU TENÓRIO – The Samurai Who Smells of Sunflowers

Isekai<blue thirty-four>
Isekai<blue thirty-four>, novo álbum do músico eletrônico-experimental Cadu Tenório, apresenta uma tentativa constante de refutar o engano e uma certeza estagnados. Ao invés disso, se concentra na exploração simultânea de caminhos bifurcados, colhendo sons e perseguindo a melhor forma de eles atravessarem um espírito mais significativo no mundo que se divisa.

20. HEROD – O Drama II (Bonus Track)

Sem Palavras II
Sem Palavras II é uma coletânea lançada pelo site Scream & Yell, na qual artistas de diversos estilos fazem uma homenagem a algum clássico brasileiro, convertendo-o para uma versão instrumental. Convidada para o projeto, a Herod optou por desconstruir “O Drama II”, obscura vinheta do álbum de estreia do Biquini Cavadão lançado em 1986.