UMBILICHAOS + MIKE RADICE – Deserts of the Soul (2019)
June 28, 2019

UMBILICHAOS + MIKE RADICE – Deserts of the Soul (2019)

UMBILICHAOS + MIKE RADICE

Deserts of the Soul
Tags: Sludge metal
sw0221 – 2019 – Sinewave

FAIXAS

1. Desperation
2. Isolation (download)
3. Pain

OUÇA NO SPOTIFY

OUÇA NO DEEZER

RELEASE

Deserts of the Soul é o resultado de alguns anos de trabalho entre Umbilichaos e Mike Radice. Décimo segundo lançamento oficial da Umbilichaos e sexto de Radice, foi gravado no primeiro semestre de 2016, junto a outro trabalho para serem os próximos discos da artista. Ainda empolgada com o resultado de sua participação no disco Androginóforo, de Kovtun, Anna C Chaos, convida dois artistas para criar um acompanhamento para cada obra. Um deles foi Kovtun, que infelizmente não pode levar o projeto adiante, e a parceria materializou-se de outra forma e em outro momento, com o disco Kovtun/Umbilichaos – Belong to Nothing, lançado em maio/18.

O outro artista é Mike Radice, amigo dos primórdios da Umbilichaos, espírito-irmão em influências e na arte da experimentação sonora, com quem Anna C Chaos havia retomado o contato há pouco. Radice é um multi-instrumentista e compositor estudunidense, à época trabalhando em Meadowscape, seu disco anterior. Utiliza uma variedade de instrumentos como bateria e percussões diversas, sopros, baixo, teclados e voz para fundir estilos como ambient, dark ambient, world music, industrial, electronic and tribal.

Mike foi abordado por Anna com um disco pronto, para que criasse um disco próprio, que funcionasse sozinho, mas que fosse um acompanhamento para o da Umbilichaos. Similar ao que Neurosis/Tribes of Neurot fez com os discos Times of Grace/Grace. Em paralelo ao seu novo trabalho, Radice foi criando e mixando suas faixas, com trocas de impressões e opiniões sobre os trabalhos e alterações necessárias sendo feitas. No processo que foi até 2018, o que seria dois discos independentes e já mixados, tornou-se um único disco levando o nome de ambos artistas. Essa decisão levou a nova mix durante o ano anterior e 2019, feita por Anna, que fizesse jus ao brilhantismo de Radice, sem interferir no peso apocalíptico e nuances melódicas ou dissonantes da Umbilichaos.

Nas palavras de Mike Radice, “nosso disco pode ser descrito como uma malha sônica de sons e melodias que não apenas dependem uma da outra, mas colidem em um sentimento de catarse. Riffs muito pesados, pareados com estilização melódica e quase melancólica, com uma mistura de ritmos primais e ambiência onírica.” Para Anna C Chaos, é pura e diretamente o melhor disco da Umbilichaos, façanha alcançada pelas criações de Radice.

Ao passo que Belong to Nothing foi uma experiência da manipulação, edição e subversão de dois discos díspares transformados em uma continuidade sonora, Umbilichaos/Mike Radice – Deserts of the Soul, é uma experiência simbiótica e interdependente, de engrandecimento sonoro de mundos díspares e ainda assim, similares, criados com base em admiração mútua. Segunda parte da tetralogia da solidão, iniciada pelo disco anterior, traz temas áridos e opressores, divididos em três músicas, sem perder a grandiosidade épica que ocupa a arte destas figuras.

UMBILICHAOS


sinewave.com.br/artistas/umbilichaos/