MARV – MARV (2019)
August 2, 2019

MARV – MARV (2019)

MARV

MARV
Tags: Experimental, eletrônico, improvisação
sw0222 – 2019 – Sinewave
/710001 – 2019 – /71

FAIXAS

01. Esqueci do que se trata
02. Apitando a falta
03. Free the words
04. Feira/Dragão chinês (download)

OUÇA NO SPOTIFY

OUÇA NO DEEZER

RELEASE

MARV é um grupo que reúne os músicos Miguel Barella, Alex Antunes, Rodrigo Gobbet e Vitor da Trindade, de diferentes backgrounds, numa experiência de livre improviso. Usam suas referências de música afrobrasileira, eletrônica, jazz e rock numa recombinação que pretende evitar os respectivos clichês. As levadas rítmicas da percussão e baixo vão se alterando ao sabor das provocações timbrísticas das guitarras fortemente processadas, dos samples e tapes capturados das mais diversas fontes. Pode ser o ritmo da fala poética, radiofônica ou teatral de gravações obscuras, as percussões metálicas e outros objetos (como uma máscara cênica com captadores) gerando pulsos e climas fantasmagóricos e abstratos que o contrabaixo elétrico de Gobbet e as percussões e os vocais de forte senso ancestral de Vitor se encarregam de envolver, aterrar e conduzir de volta à familiariedade, brincando com as dinâmicas e induzindo imagens e sensações.

Gobbet usa um contrabaixo elétrico custom; Vitor da Trindade um set completo de percussões afro-brasileiras, latinas e orientais, e faz vozes cantadas e faladas; Miguel usa diferentes guitarras com pedais e processamentos de marcas vintage ou criados por ele mesmo, sobrepondo loops e execução em tempo real; e Alex objetos metálicos e variados e sua coleção de tapes de vozes processados por um sampler/ looper, ou manipuladas num cd player.

Esse primeiro álbum do quarteto foi capturado numa sessão de improviso, sem overdubs, com engenharia de som de Paulo Bira (parceiro de Miguel e de Truus de Groot na banda eletrônica internacional Blue Beast), no estúdio Mawaca. A foto de capa é de Edson X, o baterista do Akira S, e o logo do MARV foi criado por Airton S, líder do grupo Plastic Noir e artista gráfico.

Miguel Barella: guitarra e efeitos
Miguel é veterano da cena brasileira pós-punk, com os Agentss e os Voluntários da Pátria e participações na Gang 90 e Akira S e as Garotas que Erraram. A evolução de suas experiências nos anos 1980 se deu num território ainda mais experimental, com os Alvos Móveis, o LCD, o duo Rohrer-Barella e recentemente o Blue Beast, ao lado da holandesa (radicada nos EUA) Truus de Groot. O instrumentista leva adiante sua concepção de que a guitarra elétrica é infinita, explorando radicalmente suas possibilidades sonoras através de diferentes processamentos e approaches. Miguel já tocou e estudou com gente como Holger Czukay, Richard Lloyd, Damo Suzuki, Robert Fripp, Li Hui Hui, Hans Koch, Kaffe Matthews, Phil Minton e Otomo Yoshihide, em apresentações que se estenderam a Shanghai e Barcelona.

Alex Antunes: sampler, percussão incidental, voz e manipulação de CDs
Alex também vem do pós-punk, fundador do Akira S e as Garotas que Erraram (uma das formações mais inusitadas e arrojadas da cena paulistana). Para além da sua performance característica como poeta underground e vocalista, experimenta com loops percussivos e manipulação de fragmentos de spoken word de figuras como William Burroughs, Timothy Leary e Gertrude Stein. Esteve envolvido em inúmeras produções, como os tributos underground a Arnaldo Baptista dos Mutantes e eletrônico a Luiz Gonzaga.

Rodrigo Gobbet: baixo
Rodrigo Gobbet é contrabaixista, compositor e autodidata crônico nos terrenos do freejazz, livre improvisação, audiovisual e pesquisa sonora. Foi membro das bandas JZSMTK e OgØ, e possui projetos sonoros em festivais, mostras, gravações e cinema no Brasil e exterior, em parceria com artistas de diversos países.

Victor da Trindade: percussão e voz
Vitor é especialista em cultura popular brasileira, e Ogan Alabê. Participou na banda de jazz/ instrumental brasileiro Aquilo Del Nisso, desde 1998, é professor convidado da Landesmusikakademie Berlin (Academia Federal de Musica de Berlin), tendo residido na Alemanha entre 2001 a 2006, onde ensinou também em outras instituições. Estudou e tocou com músicos como Dinho Gonçalves, Naná Vasconcelos, Famoudou Konate e Ulli Moritz.

MARV


sinewave.com.br/artistas/marv/