SINEWAVE ESSENTIALS – The Best of 2021 (2021)
December 21, 2021

SINEWAVE ESSENTIALS – The Best of 2021 (2021)

SINEWAVE ESSENTIALS

The Best of 2021
Tags: Post-rock, post-metal, experimental, electronic
sw0261 – 2021 – Sinewave

PLAYLIST NO SPOTIFY

BANDCAMP

RELEASE

Mais um ano se encerra – o décimo-quarto da história da Sinewave.

Como todos os treze anos anteriores, tivemos a honra de lançar alguns dos trabalhos mais experimentais e barulhentos do subterrâneo nacional – o stoner do Cosmo grão, o experimentalismo black metal do Dosanjos e do Kovtun, o metal com um pé no indie do This Lonely Crowd, as texturas eletrônicas do Dramón, OLVRA, Cadu Tenório (em dose dupla) e Verjault, o post-metal do Umbilichaos (em dose dupla) e do throe, os drones do Polvö. São manifestações artísticas longe de qualquer circuito conhecido, alcançável somente por quem busca informação fora dos holofotes, e se surpreende o tempo inteiro com elas.

Ouçam alto.

SINEWAVE
dez/2021


SINEWAVE ESSENTIALS – THE BEST OF 2021

01. COSMO GRÃO – Error: Tilt Geral

Cosmo grão e o reflexo do que não se vê
Cosmo grão e o reflexo do que não se vê é o segundo álbum do trio de stoner instrumental recifense Cosmo grão. O álbum contém dez faixas inéditas que revelam uma nova dose de misturas e experimentações sonoras, com influências que passam pelo rock progressivo, stoner rock, post rock e shoegaze.

02. DOSANJOS – Nothing Gives Me Rest

Heterogeneous Hieratic Areopagus
Heterogeneous Hieratic Areopagus não é um álbum de escuta fácil. Com uma paisagem sonora que evoca o mal-estar e uma atmosfera cheia de ansiedade, Dosanjos existe para promover o desconforto e te tirar da zona segura, sendo este álbum é uma verdadeira tese no infortúnio.

03. THIS LONELY CROWD – What Never Was

Bellelouder
Bellelouder, o sétimo álbum do This Lonely Crowd, aumenta a distância entre os extremos da música do quinteto. Em 47 minutos distribuídos por 9 faixas, a banda apresenta algumas das canções mais pesadas e angustiantes da carreira, sempre contrapostas a momentos de quietude que provam a habilidade dos curitibanos de trabalhar a dinâmica em suas composições.

04. DRAMÓN – Vencer o Sol

Àspero
Após ter lançado 5 EPs desde 2018, Dramón, projeto de ambient experimental do músico Renan Vasconcelos, lança seu primeiro album cheio, Àspero. Absorvido pelas particularidades do momento e mantendo ainda características sombrias e melancólicas de trabalhos anteriores, Àspero pode ser visto como mais uma peça na construção de um mosaico distópico na discografia do artista.

05. OLVRA – DISSIDÊNCIA

DISSIDÊNCIA/DESENCANTO
OLVRA é o novo projeto de Pedro Oliveira (I Buried Paul), explorando o Doom Metal através da estética do Dub, ou o Dub através da estética do Doom Metal. DISSIDÊNCIA/DESENCANTO é o primeiro de uma série de quatro EPs, e com lançamento físico compilado previsto para 2022.

06. CADU TENÓRIO – The points where things could easily be broken.

Signal Eustasy VI
Signal Eustasy VI é o novo álbum de Cadu Tenório. Nesse trabalho ele traz convidados especiais como Juçara Marçal, Kiko Dinucci, L. Borgia Rossetti, Lucindo e Emygdio. Tudo embrulhado no trabalho gráfico hipnotizante de Sayumi Kudo.

07. UMBILICHAOS – To Become Unreal Pt. 01

To Become Unreal
Umbilichaos, a indestrutível banda de uma mulher só, retorna com seu 12º manifesto de cyber-psicodelia esmagadora e dissonante. Em To Become Unreal Anna C. Chaos documenta mais uma vez o confronto humano com demônios pessoais e impessoais.

08. KOVTUN – HELL

HELL
Peça final de uma trilogia não linear (junto de DEATH e LIFE), HELL é o tormento do Kovtun aprimorado. A “conclusão” desta saga pessoal turbulenta possui a sonoridade mais punitiva entre os três capítulos: percussão de tons industriais, guitarras que herdam a sujeira do black metal, edição de vozes que se tornam quase memórias borradas.

09. CADU TENÓRIO – Dream

Are You Okay?
T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N T O U C H S C R E E N

10. POLVÖ – Albedo

Albedo
Albedo, novo single do projeto Polvö, é uma peça de música espectral que combina timbres gerados por meio de síntese de fala com experiências de modulação dinâmica do espectro sonoro.

11. VERJAULT – Shitake Head

Loungekitsch
Loungekitsch, no EP do Verjault, propõe uma suspensão. Um momento de refúgio frente a um exterior hostil, em que o pensamento se acomoda em um deslocamento tranquilo porém ampliado. É como contemplar uma porta que dá para uma sala escura ou estar em um automóvel dentro de um túnel à noite.

12. THROE – Último Céu

Throematism
Throematism é o álbum de estreia do throe, projeto de post-metal instrumental do Vinicius Castro, guitarrista do Huey. O álbum é dedicado a cada coração que bate fora do compasso por ter perdido alguém que ama.

13. UMBILICHAOS – Anchor

Entrails Redux
Umbilichaos, a indestrutível banda de uma mulher só, lança Entrails Redux, uma nova versão do seu álbum de estreia gravado e lançado originalmente em 2009.