A ESPIRAL DE BUKOWSKI – B1620-25i (2014)
March 12, 2014

A ESPIRAL DE BUKOWSKI – B1620-25i (2014)

A ESPIRAL DE BUKOWSKI
B1620-25i
Gênero: Experimental
sw0121 – 2014 – Sinewave

Download (73 MB)

FAIXAS
01. Pitagoras Visitam Matusalem Antes da Gramatica Universal – parte 1
02. Pitagoras Visitam Matusalem Antes da Gramatica Universal – parte 2
03. Pitagoras Visitam Matusalem Antes da Gramatica Universal – parte 3
04. Pitagoras Visitam Matusalem Antes da Gramatica Universal – parte 4
05. Partida da Neblina 2013-08-02
06. O Fractal de Minkowski – parte 1
07. O Fractal de Minkowski – parte 2

RELEASE

A Espiral de Bukowski (AEdB) é Cesar Zanin (sintetizador, processador de efeitos, sampler, loop station) e Mariana Cetra (teclado com pedais, acordeon, escaleta).

O álbum B1620-25i é a íntegra da apresentação que o duo fez no porão do EC Walden em São Paulo em 02/08/2013. A apresentação foi gravada do palco por Cesar com um portastudio Zoom R16.

A arte da capa do álbum é a sobreposição de duas imagens:
1 – Foto tirada pelo telescópio Hubble do aglomerado globular Messier 4;
2 – Ultrassonografia do pré-natal de Laura, filha de Cesar e Mariana.

Mariana fez o show que originou o álbum enquanto estava gravida de 6 meses.

Em B1620-25i temos os traços característicos das sessões d’AEdB em 2013, tais como os beats minimais (por vezes em compassos diversos), a síntese analógica, os timbres do Casiotone contaminados por pedais de guitarra (Big Muff, reverb, delay etc), a escaleta e o acordeom que são processados e sampleados ao mesmo tempo em que são tocados, modulação com ondas quadrada, triangular e dente de serra, uso de teclado de fita para linhas de baixo, microfonia, oscilação de baixa frequência, ruído branco, emulação de malha de captura de fase.

B1620-25i também apresenta gravações de campo (como o vendedor ambulante dentro do ônibus durante a turnê no Chile e os periquitos na sacada de casa, ambos gravados com o iphone). Os loops são construídos na base do improviso livre, com a sobreposição de samples e uso de filtros e efeitos, muitas vezes em cascata. Pela primeira vez o duo utilizou, em B1620-25i, a síntese granular, atingindo agudos estalantes.

Todos os temas compostos por AEdB na hora (exceto “Partida da Neblina 2013-08-02”, cuja primeira versão foi composta na gravação do EP Primeira Sessão no Walden – 2013-01-22).

Capa por Cesar.
As fotos dessa apresentação são de Vera Ribeiro.
http://woodland.blogspot.com.br/2014/01/index-for-espiral-de-bukowski.html

A ESPIRAL DE BUKOWSKI
— Cesar Zanin (sintetizador, processador de efeitos, sampler, loop station)
— Mariana Cetra (teclado com pedais, acordeon, escaleta)

BIOGRAFIA
A primeira encarnação do duo foi acústica e está registrada no primeiro EP, Temas entre Ilhabela e São Tome das Letras – 12/2011, gravado no primeiro dia de 2012, num quarto de hostel, com violão, ukulelê, acordeom, pandeirola, escaleta, flauta e chocalho.

Então veio a eletrônica, com efeitos e loops (e por um breve período também o uso de guitarra cheia de efeitos e baixo elétrico).

E agora o experimentalismo total a serviço da música feita na hora, inspiracional: efeitos, manipulação de frequências, timbres e efeitos, samples, loops, teclados entupidos de efeitos, com melodias doces soterradas.
AEdB hoje faz musica para quem gosta de eletrônica experimental, drone, noise, kraut, dub, musica concreta, psicodelia, improviso livre.

Não há ensaios. Todos os sons são construídos artesanalmente, tudo é sincronizado manualmente.

O duo já fez shows em São Paulo, Jacareí, São Jose dos Campos, Curitiba, Porto Alegre, São Jose dos Pinhais, Montevidéu, Santiago, Valparaiso, Pichilemu e Concepción.

Para a Cosmopoplitan tour – Mercosul 2013 o duo lançou o vinil Split com a banda Glassbox. O vinil foi custeado através de crowdfunding e prensado na Alemanha, e foi lançado durante a turnê sul-americana que teve apoio do Ministério da Cultura.

Da sessão de gravação do vinil foi tirado material que originou o primeiro mini-álbum chamado Primeira Sessão no Walden 2013-01-22.

O primeiro álbum cheio foi lançado no fim de 2013 e chama Estranheza, Encanto e Outras Partículas Elementares do Éter que o Vácuo Peidou.

Também houve dois álbuns em colaboração, um com o artista norte-americano Al Jamal e o outro uma jam com os chilenos do A Full Cosmic Sound.

Em 2014 há o lançamento de dois álbuns:
– Um álbum split entre AEdB e A Full Cosmic Sound, a ser lançado pelo selo O Bosque / Woodland, com edição limitada em fita cassete (produzida na Inglaterra).
– O segundo álbum cheio, chamado B1620-25i.

LINKS
— Facebook: facebook.com/aespiraldebukowski
— Bandcamp: ob-w.bandcamp.com/

DISCOGRAFIA
ERP-P300-CBP Future Great Filter (2016)
Peirce Stroke Misnomer Double Turnstile Tycho (2015)
B1620-25i (2014)