A ESPIRAL DE BUKOWSKI – ERP-P300-CBP Future Great Filter (2016)
June 13, 2016

A ESPIRAL DE BUKOWSKI – ERP-P300-CBP Future Great Filter (2016)

A ESPIRAL DE BUKOWSKI
ERP-P300-CBP Future Great Filter
Gênero: Experimental, Electronic, Instrumental
sw0161 – 2016 – Sinewave

Download (63 MB)

FAIXAS
01. CCC positive feedback affection loop deflection – pt 1
02. CCC positive feedback affection loop deflection – pt 2
03. Penrose, Chomsky, I know you know, well, Lyapunov time manifolds
04. Universal Grammarevolution in working class memory – pt 1
05. Universal Grammarevolution in working class memory – pt 2

RELEASE

A Espiral de Bukowski é o projeto musical do duo Cesar Zanin e Mariana Cetra (das bandas paulistanas Magic Crayon e Fotograma) e desde 2013 vem fazendo musica para quem gosta de eletrônica experimental, drone, noise, kraut, dub, musica concreta, psicodelia, improviso livre…

Nessa primeira sessão de 2016, que originou o álbum ERP-P300-CBP future great filter, o duo deixa fluir a musicalidade livremente, através da manipulação de timbre/frequência-altura/amplitude-intensidade/duração com o objetivo de variar a percepção sonora, explorando os timbres do Casiotone contaminados por pedais de guitarra (Big Muff, reverb, delay etc), escaleta, flauta doce, castanhola, maraca e acordeom (que são processados e sampleados ao mesmo tempo em que são tocados), a caixinha de fazer ruídos por foto-sensores, beats minimais (em compassos diversos), síntese analógica, modulação com ondas quadrada, triangular e dente de serra, uso de teclado de fita para linhas de baixo, microfonia, síntese granular, oscilação de baixa frequência, ruído branco e emulação de malha de captura de fase. Os loops são construídos na base do improviso livre, com a sobreposição de samples e uso de filtros e efeitos, muitas vezes em cascata. Há também o uso frequente de gravações de campo, feitas com um celular em lugares e situações diversos/as.

Este álbum foi lançado em 13/06/2016 e é a gravação da apresentação d’A Espiral de Bukowski no SESC Sorocaba, durante o evento ExperimentaSom da Rasgada Coletiva, que contou também com a projeção visual de Daniel Bruson e a apresentação de Azul Celeste, em 24/03/2016. É o último álbum do duo antes do intercâmbio pela USP que levará Cesar a estudar na Itália.

A temática do álbum gira em torno da questão da inevitabilidade do fim (de tudo), com uma abordagem combinando o micro (uma onda cerebral e uma proteína) com o macro (o conceito do Grande Filtro no contexto do Paradoxo de Fermi e a cosmologia cíclica conformal, um modelo no âmbito da Relatividade Geral). Em contraponto à inevitabilidade do fim é colocada a questão da existência e P300 foi o elo conceitual encontrado para ilustrar conjuntamente as capacidades humanas de reação (avaliação e categorização de estímulos e tomada de decisões) e desenvolvimento (crescimento/maturação e divisão). Temas adjacentes à questão central do álbum são: o amor e a incompreensão, biologia, a Teoria do Caos, a análise matemática da Relatividade, linguística, Evolução, política no Brasil atual.

O disco será um lançamento em conjunto dos seguintes selos: – O Bosque/Woodland (SP e Brighton/UK); – Al Revés (SP); – Plataforma (RS); – Sinewave (SP); – Proposito (GO).

A ESPIRAL DE BUKOWSKI
— Cesar Zanin (sintetizador, processador de efeitos, sampler, loop station)
— Mariana Cetra (teclado com pedais, acordeon, escaleta)

LINKS
— Facebook: facebook.com/aespiraldebukowski
— Bandcamp: ob-w.bandcamp.com

DISCOGRAFIA
ERP-P300-CBP Future Great Filter (2016)
Peirce Stroke Misnomer Double Turnstile Tycho (2015)
B1620-25i (2014)