THIS LONELY CROWD – Meraki (2015)
October 2, 2015

THIS LONELY CROWD – Meraki (2015)

THIS LONELY CROWD
Meraki
Gênero: Alternative Rock, Post-Rock, Metal
sw0146 – 2015 – Sinewave

Download (110 MB)

FAIXAS
01. Forelsket
02. Love As An Universe
03. Liquid Forest
04. The Cement Garden
05. Soulscilloscope
06. Sophrosyne
07. La Douleur Exquise
08. Geborgenheit
09. O Simulacro Da Saudade
10. Gheegle-Gheegle
11. Razliubit

RELEASE

Com cinco anos de existência, a banda curitibana This Lonely Crowd tem muitas histórias para contar. Literalmente falando, a banda que se autodenomina faerie rock conta com quatro álbuns completos, mais três EPs e uma coletânea de b-sides. É uma soma de narrativas que com o passar do tempo foram encontrando ecos orquestrados em pedais, ruídos e texturas. Influenciados pela ficção literária, durante muito tempo a banda exprimia suas referências em letras baseadas em poesia e literatura, cantadas ou sussurradas por vozes de personagens de histórias fantásticas – que podem ter sua identidade mudada com o passar do tempo – que manejam os instrumentos que completam a narrativa.

“Meraki” é uma palavra que vem do grego e significa “fazer algo com a alma, com amor”. E o novo álbum do This Lonely Crowd, lançado em outubro de 2015 pelo selo paulista Sinewave, é formado por uma série de aforismos sobre o processo de trabalho entre a alma e a infinitude dos sentimentos que envolvem o amor. O álbum começa com “Forelsket”, que em norueguês é algo como “ter um sentimento quando se está prestes a se apaixonar”, que dá o tom para os próximos quase 45 minutos em que o amor é construído e desconstruído em cada faixa. “Sophrosyne”, por exemplo, tem apenas 50 segundos e derruba qualquer conceito de bom senso que possa conotar, é a hora de virar o disco e adentrar de vez a floresta proposta na capa do álbum.

A direção de arte de Meraki é mais uma vez trabalho do designer gráfico Julian Fisch, que dialoga com os sentimentos da banda desde o primeiro álbum, Some Kind of Pareidolia (2011). A terceira faixa de Meraki pode ser encarada como a que introduz a importância do trabalho de Fisch, cuja fotografia dialoga com o simulacro de emoções proposto pelo álbum. “Liquid Forest” é uma das faixas mais post-rock, repleta de nuances e viagens que fazem o ouvinte se ambientar na floresta cheia de mistérios e das mágicas produzidas entre o amor e a alma.

O amor não seria o cuidado, a soma ou mesmo a fusão? É nesse estágio que o This Lonely Crowd chegou com Meraki. As influências que podem variar do death metal ao shoegaze, passeando pelo post-rock e a música instrumental, sem contar a infinidade de referências literárias que ganham alma através da sonoridade da banda, estão expostas em todas as faixas desse recente trabalho. Abandonando os vocais – que já estavam desaparecendo gradativamente com o passar de cada álbum, surgindo apenas em forma de sussurros – a banda aposta no peso e na narrativa que se orienta pelas texturas musicais e parecem muito confortáveis com isso.

Meraki foi masterizado no The Atomic Garden Recording Studio pelo produtor Jack Shirley, conhecido por seu trabalho com as bandas Deafheaven e Whirr. O disco é mais um livro na biblioteca de babel do This Lonely Crowd, que assim como no conto de Borges, amplia suas estantes conforme o leitor/ouvinte percorre seus corredores infinitos.

Adentre os portões dourados de Meraki e seja seduzido pelas duas faces do resultado da união entre o amor e alma.

FICHA TÉCNICA

Gravado entre outubro de 2014 e junho de 2015 no Guerrilla Dreamin’ Studio, em Curitiba, Paraná
Produzido por King Trushbeard
Masterizado por Jack Shirley no The Atomic Garden Recording Studio, em East Palo Alto, Califórnia.
Direção de arte, colagem, fotografia e design por Julian Fisch

Texto por Emanuela Siqueira
Design e diagramação por Julian Fisch

Todas as músicas são de autoria da This Lonely Crowd

THIS LONELY CROWD
— Hurleburlebutz: guitarras
— Boni Jov: guitarras
— King Trushbeard: bateria
— Rainha Branca: baixo
— Hamelen: guitarras

BIOGRAFIA
Formado em 2010 por personagens da literatura fantástica, o quinteto This Lonely Crowd vem criando, tocando e gravando de maneira totalmente independente na cidade de Curitiba (PR). Através do selo paulista e também independente Sinewave, a banda disponibiliza na internet todo o seu catálogo digital de forma gratuita. Se apresentou em diversas edições do Sinewave Festival, promovido pelo selo, e no programa Último Volume da Rádio Curitibana Lumen.FM.

Enraizada na iniciativa faça você mesmo, a This Lonely Crowd acredita em música autoral, gratuita e sincera e conta com o apoio da comunidade musical, amigos, fãs, blogueiros e jornalistas para difundir sua música.

LINKS
— Email: info@thislonelycrowd.com
— Site oficial: thislonelycrowd.com
— Facebook: facebook.com/thislonelycrowd
— Twitter: twitter.com/thislonelycrowd
— Bandcamp: https://thislonelycrowd.bandcamp.com/
— Soundcloud: https://soundcloud.com/thislonelycrowd

DISCOGRAFIA
TBA (2017)
Meraki (álbum, 2015)
Möbius And The Healing Process (álbum, 2014)
Pervade (álbum, 2012)
Doppeldanger And Other Delicious Secrets (coletânea, 2012)
Some Kind of Pareidolia (álbum, 2011)
EPhemeris (EP, 2010)
Entangled Chaos (EP, 2010)
An Endless Moment Everyday All The Time (EP, 2010)