DRAMÓN – Ansiedade Morte (2018)
August 10, 2018

DRAMÓN – Ansiedade Morte (2018)

DRAMÓN

Ansiedade Morte
Tags: Experimental, electronic, instrumental
sw0207 – 2018 – Sinewave

FAIXAS

01. Caiçara
02. Gestos Que Matam
03. Gestos Que Salvam
04. (h).arp (download)
05. Meúna
06. Pequenas Mortes

OUÇA NO SPOTIFY

OUÇA NO BANDCAMP

RELEASE

Aflições e anseios modernos marcam EP de estreia do projeto Dramón
Ansiedade Morte é um lançamento do selo Sinewave

Estafado com o Rio de Janeiro, o músico e designer Renan Vasconcelos se refugiou no oásis praieiro de Búzios para enfrentar as ansiedades que a vida em uma metrópole trazia. O fruto dessa busca por paz foram dois EPs, que serão lançados pelo selo Sinewave. Assinando como Dramón, Renan lança o primeiro deles, Ansiedade Morte, exatamente no momento em que se despede da Região dos Lagos.

Conhecido por seu trabalho com a banda Avec Silenzi, com quem já lançou 5 álbuns, Renan Vasconcelos traz na base da sua criação uma música experimental, climática e ruidosa inspirado pelo ambient e eletrônica. No Dramón, Renan pode explorar a totalidade do projeto artístico, desde sua execução musical, até o trabalho visual. Neste EP de estreia, ele assina as guitarras, drum machines e synths e conta com a participação de Marcelo Malni (Zander), que assume os baixos.

Com um pé no familiar post-rock, que guia o trabalho do Avec Silenzi – como acontece em “Pequenas Mortes” – e outro na liberdade da experimentação – que resultou em faixas como “Caiçara” e “Meúna” – o EP caminha pela linha tênue entre a ansiedade fatal e o equilíbrio utópico. Ora preza pela calmaria – exemplo das igualmente duais “Gestos Que Matam” e “Gestos Que Salvam” -, ora pelo ruído intenso. Dramón é produto dessas contradições.

Natural da região serrana do Rio, Renan passou pela inquietude carioca antes de se refugiar entre algumas das praias mais bonitas do estado. No EP, essas diferentes vivências se encontram.

“Búzios foi um lugar extremamente acolhedor nesses 6 anos e meio que vivi lá. Cumpriu muito bem seu papel de refúgio. Encontrei um pouco de paz para pôr ordem na cabeça, e consegui deixar para trás determinadas angústias que sentia no Rio. O nome do primeiro EP é ‘Ansiedade Morte’, uma referência à lembrança do porque fui parar lá em Búzios”, reflete Renan.

Atualmente morando em São Paulo e de volta a uma rotina agitada, Vasconcelos pensou esse primeiro ciclo do projeto como uma homenagem e uma despedida melancólica para a cidade fluminense.

“A gestação desse primeiro EP e parte do segundo foi misturada com meus últimos passeios e relações com a cidade. E eu queria fechar esse primeiro ciclo de trabalho lá, para me despedir em paz e agradecer por tudo que vivi”, conta ele.

Ansiedade Morte já está disponível nas plataformas de música digital e para download no dramon.bandcamp.com.

FAIXA-A-FAIXA, POR RENAN VASCONCELOS

1. Caiçara

Essa nasceu de um exercício que estava fazendo. Ela não era uma música inicialmente, só uma base longa para eu testar outras coisas. Mas a densidade ficou interessante e achei que seria legal abrir o EP com ela.

2 e 3. Gestos que Matam/Salvam

Essa aqui é o quadro que pintei de algumas paisagens caiçaras. Me afoguei nessa faixa. Acho que foi a que mais demandou tempo para ficar pronta. Inicialmente eram duas coisas diferentes, com processos diferentes. Mas se completaram no final.

4. (h).arp

Essa foi a primeira música que “achei” quando comecei a me aventurar neste projeto. Eu ainda não tinha muita clareza de que músicas eu produziria, e essa, que nasceu de forma despretensiosa, acabou dando o tom do que viria a seguir. E acho também que ela é o meio termo entre todas deste EP.

5. Meúna

Outra música que começou sem pé nem cabeça. Gravei uma porrada de guitarras, e hoje nem sei mais como tocá-la! Essa nasceu de uma drum machine. Acabou ficando bastante ruidosa e barulhenta. Faz o contraponto às outras faixas mais lentas.

6. Pequenas Mortes

Essa é o pé do EP no post-rock, estilo mais contemplado no meu trabalho anterior com o Avec. Bem melancólica! Não sei se saem mais músicas como essa no futuro… Veremos.

FICHA TÉCNICA

Composto, gravado, editado e mixado por Renan Vasconcelos em Búzios/RJ, entre janeiro e março de 2018.
Baixo: Marcelo Malni
Selo: Sinewave

SIGA DRAMÓN

https://www.facebook.com/dddramonnn/

https://www.instagram.com/dramon__/

DRAMÓN

http://sinewave.com.br/artistas/dramon/