2FACES – Objet Petit a (2016)
February 23, 2016

2FACES – Objet Petit a (2016)

2FACES
Objet Petit a
Gênero: Instrumental Post-Metal
sw0153 – 2016 – Sinewave

Download (25 MB)

FAIXAS
01. Objet Petit a

RELEASE

Formado em 2009​ por Paulo Grassia (baixo), Fábio Aleixo (bateria) e Ander (guitarra), o 2faces​ faz um som instrumental influenciado pela sonoridade pesada e atmosférica do chamado post-metal – gênero em que encontram-se algumas de suas maiores referências: as bandas Isis, Pelican e Jesu – e permeado por detalhes melódicos e mais calmos, lembrando o post-rock de grupos como Explosions In The Sky, Mono e Mogwai. A ausência de vocais nem chegou a ser necessariamente uma decisão, mas um desenvolvimento que se deu naturalmente já nas primeiras composições.

A banda quer mostrar, como um trio instrumental, que menos pode ser mais.

Em junho de 2011, a banda postou na internet seu primeiro EP​. Suas músicas retratam bem a fase inicial do grupo, de sonoridade pesada e mais direta, mas também já mostram tendências que ficariam mais evidentes nas composições posteriores, em que passagens etéreas e mais calmas criam contrastes com os momentos de peso. A boa receptividade do público ao trabalho, aliada à estreia ao vivo, em dezembro de 2012, fez a banda continuar motivada a expandir seu repertório.

No final de julho de 2014, o 2faces lançou Noema, seu segundo trabalho. O novo disco, que teve lançamento oficial no site da revista digital Noisey, mostra uma produção mais sofisticada e suas músicas exploram ainda mais as melodias épicas e andamentos do post-rock que, justapostos à crueza e a urgência do post-metal, evidenciam um lado mais contemplativo nas novas composições. Os temas das músicas seguem essa maturação da banda e, embora sejam experiências autocontidas e não exista uma ligação formal entre elas, no contexto do disco, se tornam capítulos de uma história maior sobre a ideia da transcedentalização do ser humano, uma espécie de releitura pessimista das ideias do Übermensch (AlémHomem) de Nietzsche.

Em 2015, a banda mostrou mais da energia e paixão colocadas em seu trabalho.​ Fazendo shows focados para que a intensidade sonora dos discos fosse capturada e representada fielmente nos palcos; ao mesmo tempo em que continuou expandindo seu espectro sonoro e compondo novas músicas que buscam ressoar emocionalmente nos ouvintes. No final do ano, a banda foi selecionada para o projeto Converse Rubber Tracks e, assim, deu início às gravações de uma dessas novas composições.

Já no início de 2016, o 2faces firmou parceria com a Sinewave Label e lançou sua nova música pelo selo. Objet Petit a, como foi chamado o novo trabalho, busca produzir novas texturas sonoras e trabalhar o peso de maneiras diferentes do que nas obras anteriores.

2FACES
— Paulo Grassia (baixo)
— Fábio Aleixo (bateria)
— Ander Schiavinatto (guitarras)

LINKS
— Bandcamp: 2faces.bandcamp.com
— Facebook: facebook.com/escute2faces
— Resenha: http://noisey.vice.com/pt_br/blog/peso-e-melodia-andam-de-maos-dadas-no-segundo-ep-do-2faces

DISCOGRAFIA
Objet Petit a (single, 2016)
Noema (álbum, 2014)
2faces (EP, 2011)