YETI – Terminal (2013)
July 10, 2013

YETI – Terminal (2013)

YETI
Terminal
Gênero: Math-Rock, Instrumental
sw0113 – 2013 – Sinewave

Download (25 MB)

FAIXAS
01. 910 – Sweet River/Mercy
02. 216 – Clay/Pleasures
03. 713 – Hemetery’s Bomb

RELEASE

A parceria é antiga, mas o trabalho é totalmente inédito. Os ex-integrantes do finado grupo pernambucano de post-rock, Fitrah, Joaquim Francisco e Fernando Athayde estão novamente unidos, formando o duo Yeti.

Inicialmente, era para ser apenas uma nova banda, mas a dupla acabou expandindo suas ideias e bebendo de outras fontes, como o desenho e a pintura. A ideia deles, portanto, foi periodicamente produzir e expor aquilo que viesse à cabeça, sem que houvesse grilhões burocráticos os prendendo nas entrelinhas do mercado. Em seu primeiro lançamento, intitulado Terminal, um pouco disso já pode ser percebido, visto que ele não é exatamente um disco, ou um EP, mas sim algo sem formato consolidado, que passeia pelas definições livremente.

Oficialmente criado em novembro de 2012, o Yeti encara a música como apenas uma parcela daquilo que tem a oferecer. Sem restrições quanto a forma, o duo deixa em aberto todo o seu aspecto estético, colocando nas mãos da inspiração e da vontade o que ainda virá.

A “session” Terminal
Poucas semanas após sua criação, o duo foi ao Estúdio Casona, em Jaboatão dos Guararapes, cidade vizinha ao Recife, e registrou ao vivo em áudio e vídeo três músicas completamente instrumentais. O trabalho foi mixado e masterizado por Roberto Kramer (das conterrâneas Team.Radio e Panda Eyes), enquanto que a captação das imagens ficou a cargo de Evandro Lins e Dandara Palankof. O material ainda foi editado pelo próprio Fernando Athayde, em parceria com Marina Silva (da Team.Radio).

O Yeti optou por nomear este trabalho inicial como session Terminal, desvinculando-o da ideia de que estaria lançando algo próximo a um álbum de estreia. Fazendo dele um conjunto unitário, as progressões harmônicas devem ocupar o mesmo espaço que a disposição das imagens.

Por fim, sem uma capa, sem uma seção de agradecimentos e sem um lançamento performático, pode-se dizer que Terminal marca, ironicamente, a fase inicial da recém nascida vida do Yeti.

Para conferir os vídeos de “session” Terminal:

YETI
— Joaquim Francisco: Drums
— Fernando Athayde: Guitars

LINKS
— SoundCloud: http://soundcloud.com/duoyeti/
— Youtube: http://youtube.com/bandayeti/
— Facebook: http://facebook.com/duoyeti

DISCOGRAFIA
Terminal (EP, 2013)