JENNIFER LO-FI – J Lo-Fi EP (2009)
July 16, 2009

JENNIFER LO-FI – J Lo-Fi EP (2009)

JENNIFER LO-FI
J Lo-Fi EP
Genre: Indie, post-hardcore
sw0053 – 2009 – sinewave

Download (46MB)

FAIXAS
01. F For Fake
02. Até o Joelho Cair
03. Telematic From XPT7
04. Delírio Coletivo
05. Coletivo Segundo

RELEASE

Antes de ouvir a Jennifer Lo-Fi, vale a pena ouvir sobre a Jennifer Lo-Fi.

Jovens músicos há tempos se reúnem para formar uma banda. Às vezes conseguem harmonizar suas habilidades individuais para tocarem juntos. Esporadicamente, acontece de serem capazes de produzir sonoridades cheias de frescor e energia. É assim que as boas bandas nascem, e foi mais ou menos assim que a Jennifer Lo-Fi nasceu. Mais ou menos.

A singularidade da banda começa pelo começo: o primeiro encontro entre os seus membros não ocorreu na casa de um deles, ou na escola, ou num bar, que é o que normalmente acontece. Eles se conheceram no MySpace: uns freqüentavam as páginas dos outros.

Sabine Holler se destacava com um projeto solo, de canções próprias com voz e violão. Filipe “Miu” estava por trás da surpreendente Fragile Arm, a banda de um rapaz só. Enquanto isso, Caio Freitas e Luccas Villela experimentavam sonoridades com a [Art].Ficial.

Também pelo MySpace circulava Manoel Brasil, um jovem produtor cheio de vontade de fazer coisas diferentes acontecerem. Em seu breve currículo, consta que foi o primeiro e precoce produtor da então precoce Mallu Magalhães. Produzidos por Manoel, os quatro músicos tiveram um primeiro encontro em Abril de 2008.

Foi assim que se conheceram fora da web: num estúdio. E a primeira coisa que fizeram foi tocar, e compor, e ensaiar. Naquele dia, aquele grupo de jovens autodidatas percebeu que a diversidade de estilos, experiências e influências poderia resultar num projeto único e original, capaz de transitar naturalmente por extremos sonoros – de melodias suaves ao punk rock. E, inspirados por nomes Cat Power, The Mars Volta, Belle & Sebastian, Sigur Ros e Sonic Youth, passaram a ensaiar e a compor periodicamente. Todos compõem, vale ressaltar.

A Jennifer Lo-Fi se conheceu e se reuniu na Web, e foi natural que também se lançasse na Web, valendo-se de ferramentas e redes como o MySpace, a Last FM, a TramaVirtual e o Twitter. Isso aconteceu em Setembro. No MySpace, a banda tem apostado desde o início em Web Shows, todas as terças às 20 horas. Nesta turnê virtual, a banda tem se relacionado com os fãs, que podem trocar idéias e interferir no setlist da banda.

A estréia em palcos reais aconteceu em Dezembro, na prestigiada FunHouse. Desde então, tem se apresentado periodicamente em casas cultuadas do circuito alternativo de São Paulo.

É assim, combinando talentos singulares, uma produção habilidosa e as melhores possibilidades que a Web oferece que a Jennifer Lo-Fi vem construindo a sua história. Em pouco mais de um ano, as conquistas são notáveis. A banda foi selecionada no Projeto Levi’s Music, produziu seus primeiros vídeo-clipes (para as músicas Song 1, F For Fake e Michael Caine) e rendeu matérias em publicações que vão de sites especializados ao tradicional Jornal do Brasil.

Nestes tempos digitais, há muito barulho em torno das novas tecnologias e das inúmeras possibilidades de propagação de conteúdo, como a distribuição de músicas. Todos falam. Em silêncio, sem alarde, a Jennifer LoFi vem fazendo.