KALOUV – Pluvero (2014)
March 24, 2014

KALOUV – Pluvero (2014)

KALOUV
Pluvero
Gênero: Post-Rock
sw0122 – 2014 – Sinewave

Download (198 MB)

FAIXAS
01. Areno
02. Namazu
03. Esquizo
04. Durango
05. Boa Sorte, Santiago
06. Altro
07. Algul Siento I
08. Limiar
09. Algul Siento II
10. Es Muß Sein

RELEASE

Pouco mais de dois anos separam Pluvero, novo álbum da banda instrumental pernambucana Kalouv, do trabalho de estreia do grupo, Sky Swimmer. E esse tempo diz muito sobre sua concepção. Lançado no início de 2014 pelo Sinewave, selo paulista conhecido por distribuir a música experimental feita no Brasil, o disco revela uma banda que procura, acima de tudo, se redescobrir. Se antes o post-rock era o ponto de partida para definir o que o grupo fazia, aqui ele é só um dos pontos de uma narrativa divida entre dez capítulos.

Pluvero fala sobre transformação. O nome do álbum, advindo de uma palavra em esperanto que pode ser traduzida como “gota da chuva”, procura simbolizar a mudança permanente, onde o menor dos elementos é relevante na construção do novo. Essa não é uma metáfora apenas a este trabalho da Kalouv, mas descreve o processo de criação como um todo, onde a transitoriedade é lei. Como dito por Nietzsche, “Cada instante devora o precedente, cada nascimento é a morte de incontáveis seres, gerar, viver, morrer são uma unidade”. E é aqui que reside o conceito deste novo disco.

Sabendo da importância da arte para complementar a ideia do título, a Kalouv convidou Fernando Moraes e Raone Ferreira, que formam o Imarginal, para ilustrar este universo. A dupla pernambucana vem sendo reconhecida pelos trabalhos realizados a quatro mãos, onde as técnicas de tracejado e pontilhismo são ponto de partida para criação de ilustrações extremamente detalhadas e com característica única. O trabalho dos artistas está presente em quadros, paredes, camisetas, tatuagens e agora também ajuda a representar visualmente o álbum, numa arte que valoriza os pequenos elementos e usa-os para criar um rico universo imagético.

Musicalmente, Pluvero começou a nascer ainda em novembro de 2012, no Fábrica Estúdios, onde foram gravados os primeiros takes de bateria e baixo. O desenvolvimento seguiu até outubro de 2013, momento em que terminava o processo de masterização no Medula – Música e Conteúdo. Durante este ano, o trabalho foi todo conduzido por Roberto Kramer, músico das conterrâneas Team.Radio e Panda Eyes. Pós-graduando em Técnicas de Áudio e Produção Musical pela AESO – Barros Melo, ele foi responsável por produzir, mixar e masterizar o disco.

Uma das novidades presentes neste álbum são as participações especiais. Seis músicos das mais diferentes vertentes contribuíram para a construção dos temas. As adições vieram desde a erudição presente na viola de arco do músico Felipe Vianna, até os samples sincopados do mineiro GA Barulhista – que além de ter seu projeto solo, faz parte da banda Constantina. Completam o time o trompetista Kevin Jock; Roberto Kramer, que gravou bandolim para uma faixa; a cantora Isadora Melo, que torna a voz instrumento em duas músicas, e Fernando Athayde, integrante do duo pernambucano Yeti, contribuindo com noises de guitarra.

Todos esses elementos funcionando de forma conjunta são a base do Pluvero. Um segundo passo reside na percepção deste trabalho por parte do ouvinte. É ele quem vai escolher quais caminhos a música vai percorrer durante os pouco mais de cinquenta minutos de viagem. Como nos antigos long plays lançados antes da era virtual, ele foi concebido para ser escutado do começo ao fim. E é ao seguir essa narrativa musical que fica clara a intenção do álbum. Da tenebrosa nuvem de barulhos de “Areno” até a doce e triste melodia executada por piano e viola em “Es Muβ Sein”, há de se perceber algo de belo e enigmático na transformação, seja ela de qual forma for.

FICHA TÉCNICA

Todas músicas do álbum Pluvero são de autoria da Kalouv

— Gravado entre novembro de 2012 e agosto de 2013 por Arthur Soares no Fábrica Estúdios e Roberto Kramer no Medula – Música e Conteúdo (Recife – PE)
— Mixado e masterizado por Roberto Kramer no Medula – Música e Conteúdo (Recife – PE)
— Produzido por Roberto Kramer
— Pré-produzido por Eduardo Caminha e Kalouv
— Produção executiva por Renata Farias
— Ilustração por Imarginal (Fernando Moraes e Raone Ferreira)

Participações Especiais

— Fernando Athayde (guitarra nas faixas 1 e 8)
— Kevin Jock (Trompete na faixa 5)
— Isadora Melo (voz nas faixas 5 e 6)
— Felipe Vianna (viola de arco nas faixas 9 e 10)
— Roberto Kramer (bandolim na faixa 3)
— GA Barulhista (samples na faixa 8)


(Foto: Bruna Monteiro)

KALOUV
— Basílio Queiroz – Baixo
— Bruno Saraiva – Teclado
— Rennar Pires – Bateria
— Saulo Mesquita – Guitarra e Violão
— Túlio Albuquerque – Guitarra e Violão

BIOGRAFIA
Kalouv é um grupo pernambucano de música instrumental formado em 2010 por Basílio Queiroz (baixo), Bruno Saraiva (teclado), Rennar Pires (bateria), Saulo Mesquita (guitarra) e Túlio Albuquerque (guitarra). Nesses quase quatro anos de existência se apresentou em festivais como Play the Movie, Rock Cordel, Grito Rock e Festival Mundo (PB). Tocou também em mostras nas cidades de Natal e Maceió, além de diversos espaços no Recife, como Teatro da UFPE, Vapor 48 e UK Pub.

O trabalho de estreia, Sky Swimmer, teve boa recepção na crítica especializada nacional, aparecendo em algumas listas dos melhores álbuns de 2011 e com resenhas positivas em sites brasileiros. O disco também repercutiu fora do país, sendo reconhecido como Record of the Week na rádio americana Fade to Yellow e resenhado pela revista inglesa Rock-a-Rolla. Além disso, algumas faixas da Kalouv entraram nas mixtapes Start Naming Names (Grécia) e 6forty Project (EUA).

CONTATO
contato.kalouv@gmail.com
+55 (81) 8823-4525 (Túlio)
+55 (81) 9649-3424 (Bruno)

LINKS
— Página Oficial: kalouv.com
— Facebook: facebook.com/kalouv
— Twitter: twitter.com/kalouv
— YouTube: youtube.com/kalouv
— Soundcloud: soundcloud.com/kalouv
— Instagram: instagram.com/kalouv
— Bandcamp: kalouv.bandcamp.com/

DISCOGRAFIA
Planar Sobre o Invisível (EP, 2016)
Pluvero (álbum, 2014)
Boa Sorte, Santiago (single, 2013)
Sky Swimmer (álbum, 2011)