THIS LONELY CROWD – Acta Obscura (2018)
June 22, 2018

THIS LONELY CROWD – Acta Obscura (2018)

THIS LONELY CROWD

Acta Obscura
Tags: Indie, metal, shoegaze, post-rock
sw0205 – 2018 – Sinewave

FAIXAS

01. GG War (download)
02. Temperamentenrose
03. Acta Obscura
04. Pessoas Escondidas e Criaturas Improváveis
05. Amálgama
06. Daguerreotypes
07. Sometime Never
08. In Ovo p.1
09. Principia Apocrypha
10. In Ovo p.2
11. Immaculata
12. Voynich Decoded

OUÇA NO SPOTIFY

OUÇA NO BANDCAMP

RELEASE

Por Regis Garcia (The Sorry Shop/Lonely Noise Records)

Não é a primeira vez que a This Lonely Crowd atravessa o espelho. Cada um dos discos lançados até agora é, de alguma forma, uma experiência de auto-reconhecimento na qual há um esforço para que possamos enxergar além de nós mesmos para, finalmente, em algum momento, desvelarmos uma mínima sombra do que somos. Olhar no espelho é ver a si mesmo; olhar através dele é olhar para além de si mesmo, é ver cada vez mais e, ao mesmo tempo, cada vez menos. Mas como saber onde é dentro e onde é fora cada vez que se cruza a fina linha que separa a realidade do sonho?

Bem, talvez isso já não importe mais para a This Lonely Crowd.

O seu sexto disco, Acta Obscura, é mais um momento de contemplação e de aceitação do estar perdido e, ao mesmo tempo, encontrado dentro e fora de si. Antes fosse um disco de fáceis nuances, daqueles onde a dicotomia fica clara, onde dá para apontar os extremos. Mas é justamente neste ponto que a coisa é obscura: na potência da instabilidade de cada uma das doze faixas apresentadas, especialmente por ser impossível reconhecer o momento no qual começa o sonho ou o real, por nunca ficar claro quais das paisagens pertence a cada um dos reinos da percepção.

Dos pulsos rasgados dos baixos aos compassos complexos da bateria, das linhas melódicas e harmonias certeiras aos ensurdecedores ruídos, a produção minuciosa de Trushbeard I, tal qual o polimento do espelho, anuncia uma nova etapa na história sem fim da This Lonely Crowd, um momento de transição no qual o fim é sempre um passo para uma próxima e nova jornada. A poesia nonsense é a tônica da lírica e a linha condutora das vozes que emergem como pequenas rasuras que atravessam e dão vida aos discursos de línguas ancestrais, tal qual a lalingua lacaniana e seu fluxo polifônico, uma língua não arbitrária e que não depende de significação.

Dividido em dois tomos, cada um deles uma narrativa de fluxo próprio em uma espécie de associação livre de fragmentos oníricos, Acta Obscura segura o fôlego dos ouvidos alheios em um passeio por paisagens carregadas de elementos dissonantes onde já não importa chegar ao destino, mas sim o trajeto feito na tentativa de retornar para fora do espelho – ou de adentrar cada vez mais em si mesmo, tal qual um Narciso em construção de abismo, um encaixe-reflexo que rompe a própria casca na busca pela estrutura ausente, que é já tão dentro quanto fora ou, do mesmo jeito, tão fora quanto dentro.

THIS LONELY CROWD

http://sinewave.com.br/artistas/this-lonely-crowd/