POLTERGAT – Blanka (2016)
November 11, 2016

POLTERGAT – Blanka (2016)

POLTERGAT
Blanka
Gênero: Indie, Noise-Rock, Garage
sw0168 – 2016 – Sinewave

Download (76 MB)

FAIXAS
01. Another Dream
02. Suicidal Citizens
03. Close Call
04. Clashdown Fever
05. Mental Crush
06. Atlantic
07. Nothing to Lose
08. Not Clever
09. Lost Subs
10. Bright Lights

RELEASE

Poltergat lança Blanka
Primeiro full da banda chega para dar um rasante em 2016

Blanka cresceu em estúdio por um ano nas mãos e ouvidos do Poltergat, trio criado em 2012 nos redutos de SP. Um reduto de fato, compartilhado por algumas bandas noise de influência punk garageira, adolescentes da década de 90 subvertidos pelo grunge, britpop e shoegaze e que depois caíram na farra do rock festeiro dos anos 2000. Essas bandas não se encaixam propriamente em nenhum desses gêneros, apesar disso (e por osmose) formaram um nicho que produz e movimenta um próprio circuito de música autoral na capital paulista, a Howlin’ Records.

Poltergat é embrião da Howlin’ e sempre teve a personalidade da metrópole paulistana. Agitado, sem pausa, criativo, urgente e white trash, Blanka é um álbum aguardado, dada a fama conquistada por Gabriel Muchon (guitarra e voz), Dudu Lourenço (baixo) e Guilherme Migliavaca (bateria) num currículo de shows e festas que se estenderia por muitas linhas.

A capital pode ser uma inspiração, mas a referência punk britânica também é e está presente na qualidade mestra do Poltergat: ser supersônico, inconsequente. A isso ainda pode se acrescentar delinquência e paixão por refrões sujos, característica inerente à geração Madchester. Poltergat é a banda que estaria tocando às 6h da manhã no clássico Haçienda, na entrega e instiga por mais.

Todo esse espírito de festa interminável, noites em claro, caos urbano, fobia pela monotonia e muita fumaça está condensado em Blanka, primeiro álbum cheio do trio, lançado após trabalho esmerado em estúdio. No repertório são 10 faixas que passam na velocidade da luz. O disco chega ao fim com sede pelo próximo som, pelo ao vivo e por aquela sensação de querer curtir a vida em cada segundo.

Blanka é um lançamento da Howlin’ Records e Sinewave e teve direção artística da equipe do Estúdio Aurora (SP).

Por Mariângela Carvalho | Supernova


Blanka para a Howlin’ Records, Sinewave, Estúdio Aurora, Nada Pop e Raro Zine:

“Só consigo imaginar pessoas amontoadas pulando com cerveja voando pra todo lado e todo mundo cantando junto num porão escuro.” (Bruno Pinho | Howlin’)

“Blanka me deixou em choque.” (Eduardo Boqa Santana | Howlin’ | Penhasco)

“Tem um terremoto na minha cabeça quando ouço esse disco.” (Bruno Palma | Howlin’ | Chalk Outlines, Twinpine(s), MonstroMonstro, Krokodildos e caxabaxa)

“Você já teve a sensação de ouvir uma música e se sentir parte dela? Não é como se você tivesse escrito, é como se você morasse nela… Então, foi o que senti quando ouvi “Another Dream”, a primeira música do Blanka, primeiro álbum do Poltergat. É caótico, é extasiante, é sufocante, é inesperado, é como a minha vida. E essa sensação se prolonga durante o álbum inteiro. Não dá pra parar de ouvir. Acho que é o álbum que resume bem o meu último ano: agitado, porém reconfortante. Obrigada, Polterzinhos, por criarem algo tão espetacular.” (Cintia Ferreira | Howlin’ | In Venus)

“Feroz e urgente, Blanka é um disco que nos faz sentir a energia concentrada que a cidade vai depositando na gente. Se você conhece São Paulo, vai saber do que estou falando.” (Diogo Dias | Howlin’ | Vapor | Rock Ex Machina)

“Eu já tinha visto o Poltergat ao vivo, energia impressionante e uma pedrada atrás da outra. Acho que o grande lance de uma banda é esse, quando você vê os caras ao vivo e, depois ouve o disco, é praticamente a mesma coisa, dá pra sentir a energia, peso e presença dos caras. A Howlin’ Records tem diversas bandas, cada uma com sua identidade, eu acho que cabe ao Poltergat o lance do rock mais imoral, “marginal”, moshpit, galera no palco fazendo confundir público e banda. É assim que eu vejo e espero pelos shows da turnê do Blanka, um dos melhores discos de 2016.” (Vinícius Oliveira | Howlin’ Records)

“Porrada. São esses termos meio clichês mas certeiros que vêm à mente quando damos play no Blanka. Porque tem tudo lá: energia, peso, sujeira, sangue escorrendo pelas palhetas e baquetas desse trio paulista. A escola é punk 77, mas com um sangue diferente, agressivo, dialogando com aquela cena noise-rock que nasceu lá nos 80-90 mas anda ressurgindo cada vez mais nos melhores/piores porões gringos. Imagine o Metz fazendo um tributo noise-rock aos Buzzcocks – é por aí. Blanka, como o personagem, é alto, forte, verde e feio. Também como o personagem, a porrada é das fortes.” (Elson Barbosa | Sinewave | Herod)

“Blanka é sem dúvidas um dos melhores discos do ano. Poltergat dá aula para os ouvintes de como fazer um som torto, visceral e dissonante.” (Lucas Lippaus | Sinewave)

“Não é Poltergeist e nem Paul Tergat, a lenda queniana da São Silvestre. Poltergat é um trocadilho que poderia ser infame, não fosse a tradução perfeita do que faz essa banda de São Paulo que só quer saber de festa. Quando se encontram, eles deixam um rastro de fumaça e garrafas vazias que só os mais preparados se arriscam a acompanhar.

Entre um trago e outro, esses três caras se transformam num trio de maratonistas do inferno que faz um rock frenético, direto e reto, com muita transpiração e a pior das intenções, que só os mais fortes conseguem acompanhar. A trilha sonora perfeita para conseguir acompanhar três caras que só querem uma coisa: que você pare de ouvir o rock pau mole e sem criatividade que tem sido feito e propagado mundo afora.

Se você é dessas pessoas que precisam de referências, visite o rock inglês para enxergar através da nuvem de fumaça que eles deixam. Misture o melhor dos riffs do punk pós-Pistols, encha a voz de fumaça, como faziam os pós-punks, adicione o espírito festeiro inconsequente da Madchester e a ironia dos piores elementos do britpop, salpique a energia adolescente do início dos anos 2000. Isso resume o que é o Poltergat, provavelmente a melhor banda de rock inglês nascida fora da Inglaterra.

Tivessem nascido lá, aliás, não seria impossível de imaginar as torcidas de futebol empurrando seus times nas arquibancadas com as melodias de “Nothing to Lose” ou de “Another Dream”. Ou um bebum cantando “don’t wanna live just to die”, o refrão de “Bright Lights”, com um pint na mão em um pub qualquer no subúrbio. Isso para não falar em “Atlantic” e “Suicidal Citizen”, que estariam na trilha sonora de qualquer filme do Guy Ritchie.

Pelas dúvidas, ouça Blanka, disco de estreia do Poltergat, tire suas próprias conclusões, e entenda porque eles são a banda mais original do rock brasileiro na atualidade. Serão os melhores trinta minutos de música que você vai ouvir no seu dia, na sua semana, no mês e, provavelmente, no ano.” (Carlos Eduardo Freitas | Estúdio Aurora | Bloodbuzz, Combover, Orange Disaster e Dercy)

“Rock canalha e sujo, bom para beber e pular. Garageiro e sem firulas, com malícia e certa violência. Tem muito de punk 77, por isso parece ter vindo diretamente da cena dos EUA ou Inglaterra da época. Mas é nacional e atual, é o tipo de banda que tem urgência em viver e, de preferência, intensamente.” (Maurício Martins | Nada Pop)

“A estreia do Poltergat não poderia ser diferente, uma injeção de oxigênio a um beco sem saída, música desenfreada que poderia ter saído de algum pub londrino 20 anos atrás , mas é da caótica São Paulo.” (German Martinez | Raro Zine)

FICHA TÉCNICA
Todas as músicas por Poltergat
Gravado no Estúdio Aurora por Billy Comodoro e Aecio de Souza e no Estúdio Subway por Anderson Lima, ambos em São Paulo
Produzido por Poltergat e Billy Comodoro
Mixado e masterizado no Estúdio Aurora por Billy Comodoro
Lançado pelos selos Howlin’ Records e Sinewave em 11 de novembro, 2016

SELOS
Howlin’ Records: Selo musical fundado em 2014 que opera de maneira coletiva, colaborativa e horizontal. Lança bandas autorais da cidade de São Paulo, além de promover e divulgar eventos independentes.
Contato: howlinrecords@howlinrecords.com.br

Sinewave: Produtora e selo, a Sinewave tem um extenso catálogo de lançamentos construído desde 2008. Apostando nas linguagens instrumentais, experimentais e barulhentas, mais de 80 bandas e artistas somam quase 170 álbuns lançados por eles.
Contato: sinewave@sinewave.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Supernova
Mariângela Carvalho
contato@supernova.mus.br | conteudo.supernova@gmail.com
(11) 2193.1513 | (11) 94148.2842

POLTERGAT
— Gabriel Muchon (guitarras, voz)
— Dudu Lourenço (baixo)
— Guilherme Migliavaca (bateria)

LINKS
Bandcamp
YouTube
Soundcloud
Spotify
Deezer
Facebook
Tratore
Howlin’ Records

DISCOGRAFIA
Blanka (álbum, 2016)
Poltergat (EP, 2014)